top of page

Dogo Argentino

Origem

 

Ao contrário de maioria das raças caninas o Dogo tem uma origem bastante recente, conhecida e documentada. A raça Dogo Argentino foi desenvolvida por dois irmãos no ano de 1928, com a criação a partir de fêmeas de uma raça chamada Viejo Perro de Pele a Cordobés, acrescentando as seguintes raças à mistura: Dogue Alemão, para aumentar o peso e o tamanho; Buldogue Inglês e Bull Terrier, para ampliar a resistência e a insensibilidade à dor; Boxer, para contribuir com perspicácia e vivacidade; Mastim dos Pirineos, para conferir rusticidade, olfato apurado, manto branco e maior capacidade de adaptação a qualquer tipo de clima; Pointer Inglês, que também melhorou o olfato; Irish Wolfhound, que também elevou o tamanho do animal; e o Dogue de Bordeaux, que proporcionou mais força na mandíbula, cabeça potente e aptidão para batalhas (essa última raça foi abandonada porque ela gerava filhotes com pelo amarelado). O fato é que quando foram criados, o Dogo Argentino, tinha por missão ser imbatível em arenas de brigas e em caçadas a pumas e javalis, e através dos exemplares atuais, podemos ver que ele cumpriu perfeitamente o seu papel.

 

Características

 

O tamanho do Dogo Argentino varia entre 60 e68 cm. Já o peso médio de cães adultos fica entre 40 e50 kg. Portanto, é um cachorro avantajado, com uma musculatura que salta aos olhos. Mesmo com essas medidas, a raça conta com uma estrutura harmoniosa, além de um andar tranquilo. A pelagem do Dogo Argentino é curta, uniforme, lisa e macia, encontrada na cor branca (com a possibilidade de mancha preta nos olhos).

As principais características da raça são agilidade e combatividade.

 

Personalidade

 

O Dogo Argentino é uma raça muito versátil, pois pode ser alegre e amigável, mas muito dominadora, principalmente na presença de cães do mesmo sexo, esses cachorros são astutos, corajosos e possuem plena consciência da sua força.

Em seu país de origem, é usado como cão de guarda e de patrulha pela Polícia Federal e também como guia de portadores de deficiência visual.  O Dogo Argentino exerce essas funções porque é paciente, leal aos seus donos, obediente a comandos e tem uma postura silenciosa e independente.

Essa raça foi rapidamente adotado como principal cão entre os caçadores de pumas e javalis, e seu desempenho o transformou num sucesso no seu pais de origem. Uma das mais apreciadas qualidades do Dogo pelos caçadores, é sua forma de farejar a presa.

bottom of page